quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alive 2011 - Dia 1

Alinhamento Anna Calvi

Alinhamento These New Puritans

Ontem o itinerário passou obrigatoriamente por Anna Calvi e These New Puritans. Esperem, consigo fazer melhor. O itinerário passou obrigatoriamente pela revelação do ano, muito melhor ao vivo do que sem cores, Anna Calvi e os surpreendentes e frescos e revigorantes e, opá, os mesmo muito bons These New Puritans.

Os lábios ardentes de Anna Calvi, criatura improvável nascida de uma hipotética noite ardente entre Patti Smith e Jeff Buckley, que segundo consta nem sequer existiu* superou a onda que eu julgava adivinhar. Estive errada duas vezes : Avalanche, que não houve e nível de levitação que provou não ser fruto de imaginações mais férteis.
O Big Bang deste festival deu-se numa tenda esvaziada por uma Blondie do outro lado do recinto. Não vou fazer comentários. Obrigada. Anna livrou-nos um concerto que veio mudar a ordem das coisas. Se até agora ouvia Jezebel ou Desire como banda sonora de momentos especiais da minha vida, agora vou passar a fazer por ter uma vida especial para justificar este som fora do comum e elevante. Sempre. Anna Calvi esteve perfeita, o som forte que altera batidas de coração não vacilou e a noite subiu acima dos acordes fáceis e insípidos que até agora nos tinham acompanhado.
Agora ? Agora quero a Anna Calvi com a sua Fender na minha sala. Com ou sem a poderosa cover do Elvis "Surrender". Rendição ... nem era preciso pedir.

These New Puritans tocaram para nós, os dealers deste blogue e outros 4 iluminados. Não demasiado longe os Coldplay atiravam confettis e bolas e fogo de artifício e músicas que todos conhecemos sem nunca ter escolhido, num muito mau som e com muita sopa, talvez da boa. Mas sopa, mesmo assim.
Corri para a tenda abandonada de público mas cheia de novidade e talento. Quase perdi a fé na democracia pela segunda vez no espaço de dois meses. Agora These New Puritans são uma espédie de tesouro escondido apenas para previlegiados, o live tem destas coisas, ouve-se nos auscultadores e gosta-se, mas partilha-se momentos secretos e marcam-se muito mais profundamente traços do que essas tatuagens tão na moda.

Mais tarde vou passar por aqui para falar de James Blake, Patrick Wolf e Grouplove, porque valeram a pena e muito provavelmente me vai apetecer.

* As fontes cor-de-rosa deste blogue nem sempre estão actualizadas. Desconfiem.
Mlle_Carla

Sem comentários:

Enviar um comentário